sábado, 1 de novembro de 2014

Big Bang e Teoria da Evolução não contradizem cristianismo, diz Papa

Francisco ainda criticou interpretação errada do Gênesis: 'Deus não é mago'.
Declarações foram feitas à Pontifícia Academia de Ciências, no Vaticano. 


Papa Francisco fez declarações sobre a ciência durante inauguração de busto em homenagem ao Papa Emérito Bento XVI (Foto: Osservatore Romano/Reuters)


O Papa Francisco afirmou nesta segunda-feira (27), durante discurso na Pontifícia Academia de Ciências, que a Teoria da Evolução e o Big Bang são reais e criticou a interpretação das pessoas que leem o Gênesis, livro da Bíblia, achando que Deus "tenha agido como um mago, com uma varinha mágica capaz de criar todas as coisas".
Segundo ele, a criação do mundo "não é obra do caos, mas deriva de um princípio supremo que cria por amor". "O Big Bang não contradiz a intervenção criadora, mas a exige", disse o pontífice na inauguração de um busto de bronze em homenagem ao Papa Emérito Bento XVI.
O Big Bang é, segundo aceita a maior parte da comunidade científica, a explosão ocorrida há cerca de 13,8 bilhões de anos que deu origem à expansão do Universo. Já a Teoria da Evolução, iniciada pelo britânico Charles Darwin (1809-1882), que prega que os seres vivos não são imutáveis e se transformam de acordo com sua melhor adaptação ao meio ambiente, pela seleção natural.
O Papa acrescentou dizendo que a "evolução da natureza não é incompatível com a noção de criação, pois exige a criação de seres que evoluem".
Ele criticou que quando as pessoas leem o livro do Gênesis, sobre como foi a origem do mundo, pensam que Deus tenha agido como um mago. "Mas não é assim", explica.
Segundo Francisco, o homem foi criado com uma característica especial – a liberdade – e recebe a incumbência de proteger a criação, mas quando a liberdade se torna autonomia, destrói a criação e homem assume o lugar do criador.
"Ao cientista, portanto, sobretudo ao cientista cristão, corresponde a atitude de interrogar-se sobre o futuro da humanidade e da Terra; de construir um mundo humano para todas as pessoas e não para um grupo ou uma classe de privilegiados", concluiu o pontífice.
catolicos - 94338 

Pr. Natanael Rinaldi
  1. O que é a Hóstia?
Hóstia é uma partícula de pão ázimo (sem fermento) que se consagra na missa. Toma o formato de uma bolachinha feita de farinha de trigo e água. No ensino católico essa bolachinha, chamada hóstia, depois de consagrada pelo padre na celebração da missa se transubstancia, ou seja, muda de substância para se tornar literalmente o corpo de Cristo. A palavra hóstia tem o sentido também de vítima oferecida em sacrifício à divindade. A Bíblia diz:
Hb. 10.12: “Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus”.
Hb. 10.13: “Daqui em diante esperando até que os seus inimigos sejam postos por escabelo de seus pés”.
Hb. 10.14: “Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados”.
Nós, evangélicos, celebramos a Ceia do Senhor distribuindo pão e suco de uva. Jesus citou o pão o e o fruto da vida na celebração da primeira Ceia.

  1. Pode descrever a forma como Jesus instituiu a Ceia na noite que antecedeu sua morte?
Mt. 26.26-28: “E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados”.

  1. Qual o ensino Católico sobre a Celebração da Ceia?
Eles denominam a Ceia do Senhor como Eucaristia. Ensinam sobre a Eucaristia o seguinte: “A Eucaristia é um Sacramento, que pela admirável conversão de toda a substância do pão no Corpo de Jesus cristo, e de toda a substância do vinho no seu precioso sangue, contém verdadeira, real e substancialmente o Corpo, Sangue, Alma e Divindade do mesmo Jesus Cristo Nosso senhor, debaixo das espécies de pão e de vinho, para ser nosso alimento espiritual”. Ensina mais, que na Eucaristia está o mesmo Jesus Cristo que está no céu. Esclarece ainda que essa mudança, conhecida como transubstanciação “ocorre no ato em que o sacerdote, na santa Missa, pronuncia as palavras de consagração: Isto é o meu Corpo; este é o meu sangue. Esse processo de transformação do pão e do vinho chama-se transubstanciação”.

  1. O catolicismo sustenta que Cristo é sacrificado em cada missa para a salvação das almas que estão no purgatório. Tem isso base bíblica?
A Bíblia ensina que Jesus Cristo ofereceu um único sacrifício para nossa salvação, e que o sacrifício dele é irrepetível em face de sua eficácia permanente.
Hb. 9.28: “Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação”.
Hb. 10.12: “Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado á destra de Deus”.
Hb. 10.14: “Porque com uma só oblação aperfeiçoou para sempre os que são santificados”.
Hb. 10.18: “Ora, onde há remissão destes, não há mais oblação pelo pecado”.

  1. Pergunta 619 do Catecismo Católico: Deve-se adorar a Eucaristia? R. A Eucaristia deve ser adorada por todos, porque ela contém verdadeira, real e substancialmente o mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor”Qual deve ser a nossa resposta sobre esse argumento católico?
Esta doutrina é contrária ao bom senso e ao testemunho dos sentidos. O bom senso não pode admitir que o pão e o vinho, oferecidos pelo Senhor aos seus discípulos na Ceia, fossem a sua própria carne e o seu sangue, ao mesmo tempo em que permanecia em pé diante deles, vivo, em carne e osso. É manifesto que Jesus, segundo seu costume, empregou uma linguagem simbólica, que queria dizer: este pão que parti, representa meu corpo que vai ser partido por vossos pecados; o vinho neste cálice representa meu sangue, que vai ser derramado para apagar os vossos pecados. Não há ninguém, de mediano bom senso, que compreenda no sentido literal estas expressões simbólicas do Salvador: “Eu sou a porta”, “eu sou a videira”, “eu sou o caminho”. A razão humana não pode admitir tampouco o pensamento de que o corpo de Jesus, tal qual se encontra no céu (Lc. 24.39; Fp. 3.20), esteja nos elementos da Ceia. Como admitir-se que Jesus desça aos altares romanistas revestido do corpo que teve sobre a terra, e se deixe prender nos altares católicos?

  1. É verdade que a igreja Católica ensina no Catecismo que a Eucaristia é o maior dos sete sacramentos?


Sim. Ela diz: “544. Qual é o maior de todos os Sacramentos? O maior de todos os Sacramentos é o Sacramento da Eucaristia, porque contém não só a graça, mas também o mesmo Jesus Cristo, autor da graça e dos Sacramentos”.
joao de deus-600x411 

 Pr. Natanael Rinaldi 

A REVISTA “VEJA SÃO PAULO”*, traz uma notícia alvissareira para os que acreditam em ‘trabalhos espirituais’ ligados a médiuns espíritas. Diz a citada revista na primeira página ‘O MÉDIUM DO POVO (E DOS PODEROSOS). Com fama de curandeiro, João de Deus atrai milhares de paulistanos a seu centro em Goiás. O próximo projeto é abrir uma filial em Jundiaí. Pulando a reportagem para as páginas 36 e 37 toma-se conhecimento de que essas páginas focalizam o local de trabalho do médium em apreço salão enorme completamente lotado e ainda um salão anexo onde ocorrem as cirurgias com corte: os procedimentos com facas, tesouras, bisturis são feitos sem anestesia.
PR. NATANAEL:
Como o irmão analisa esse médium que atrai milhares de paulistanos a seu centro? Pode analisar essa notícia à luz da Bíblia se esse médium tem aprovação de Deus
nas curas feitas?
RESPOSTA:
Pela bíblica tomamos conhecimento de fontes de autoridade religiosas existem atuando junto aos povos em geral. Uma fonte onde Deus opera legitimamente e isto
reconhecido pelo próprio povo. Mas, existe a fonte demoníaca onde o diabo atua só que as pessoas que se valem desse meio para cura de suas enfermidades não
querem tomar conhecimento, nem mesmo se incomodam com alertas. São pessoas neutras nesse particular.
PERGUNTA:
Quando o irmão assim se manifesta pensa estar apoiado pela Bíblia que o Diabo opera também no campo do milagre?
RESPOSTA: Vamos a um exemplo bíblico muito conhecido quando por ordem de Deus Moisés e Aarão foram pedir a rei do Egito que permitisse o povo de Israel sair do cativeiro egípcio e foi recebido com desdém. Como credencial de Moisés que fora enviado por Deus fez um milagre: Então Moisés e Arão foram a Faraó, e fizeram assim como o SENHOR ordenara; e lançou Arão a sua vara diante de Faraó, e diante dos seus servos, e tornou-se em serpente. E Faraó também chamou os sábios e encantadores; e os magos do Egito fizeram também o mesmo com os seus encantamentos. Porque cada um lançou sua vara, e tornaram-se em serpentes; mas a vara de Arão tragou as varas deles. Porém o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o SENHOR tinha falado”. Êxodo 7:10-12 Pode parecer estranho admitir que também o Diabo faz milagres, mas isso ocorreu em todos os tempos.
PERGUNTA: Não pode para um crente novo na fé ser isso inadmissível admitir que também o diabo realiza milagres?
RESPOSTA:
Pode ser realmente para um crente novo na fé, mas não é surpresa nenhuma para o CRENTE INSTRUÍDO que o diabo tem um poder dado a ele por Deus. Quando o diabo tentou a Jesus no capítulo quatro do Evangelho de Lucas, há uma interessante declaração feita pelo tentador: Lucas 4:6: “E disse-lhe o diabo: Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória; porque a mim me foi entregue, e dou-o a quem quero”. Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.  (I João 4:1), mas ponde tudo à prova. Retende o que é bom;  (I Ts 5:21) Os cristãos não devem acreditar em qualquer coisa!  Em vez disso, nós somos aconselhados a por tudo e todos à prova.  Isso significa que qualquer visão, sonho, profecia, ensino, testemunho, experiência, sentimento, etc. deve ser comparado com a mensagem da Bíblia.  Veja II Tm 3:16;17.  Se tais mensagens não baterem com as da Bíblia, estas não podem ter sido produzidas pela mesma fonte, ou seja, Deus.  Guarde o que for bom, conforme mencionado em I Ts 5.21, isso significa guardar o que for verdadeiro, assim como mostrado nas escrituras.  Rejeite tudo o mais como veneno mortal.
  • A REVISTA “VEJA SÃO PAULO”, EDIÇÃO DE 3 DE SETEMBRO DE 2014