O materialismo e a negação de Deus
O filósofo francês
Jean-Paul Sartre defendia o ateísmo, mas não escondia sua aridez. E
reconheceu isso ao confessar (cremos que com algum orgulho) a
dificuldade que sofre aqueles que desejam rejeitar todo sentimento do
absoluto. Afirmava que o ateísmo é “a convicção de que o homem é um
criador, mas está abandonado, sozinho no mundo” e “no seu sentido mais
profundo, em desespero”.O ateu, para o filósofo, era como o cavaleiro solitário a pregar a esperança, apesar de toda a ausência de garantias. Esse discurso ainda sobrevive e dá muito ibope entre os teóricos modernos. Mas perguntamos: “Quem é o ateu ‘puro’, principalmente no Brasil, terra das religiosidades várias e pululantes?”.
Hoje, em uma época de poucos aspirantes a heróis solitários e de certa obsessão pelo conforto, sobretudo espiritual, o ateísmo e sua negação de Deus parecem ser tendências menos populares do que aquelas que procuram diminuir Deus, sob vários aspectos, segundo cada corrente:
MUTAÇÕES DO ATEÍSMO
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Processo de subversão
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Grupo
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Humanizar Deus para depois se declarar “seu inimigo”
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satanistas
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Retirar de Deus atributos inerentes à sua natureza, como, por exemplo, soberania e presciência
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liberalismo teológico, teísmo aberto ou relacional
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Reduzir Deus a uma “força” impessoal pronta para ser utilizada
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esoterismo, paganismo, “paulocoelhismos” em geral
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Assim como a noção de Deus não desaparece, mas é desprezada pela vaidade do poder humano, também é fomentada, nas mais variadas áreas do pensamento, a idéia de uma “transcendência imanente”, quer dizer, a noção do “humano divino”. O roteiro desse fomento ecoa as sucessivas mutações da negação de Deus:
1º Nega-se toda a transcendência, sobretudo no meio científico;
2º Depois, admite-se alguma, mas sempre pelas mãos humanas, sobretudo nas artes;
3º Aos poucos, um materialismo mutante se imiscui em todas as áreas – categórico nas ciências e travestido de “condição humana” na filosofia e nas artes;
4º As transcendências imanentes proliferam em idolatrias artísticas e falsos sistemas religiosos facilmente adaptáveis ao gosto do cliente.
Tudo isso nos mostra que onde o materialismo não pode anular por completo a sede humana de transcendência, ele a desloca para objetos finitos e fins imediatos, e nós, como igreja do Senhor, temos de ter sensibilidade para identificá-lo e combatê-lo, seja qual for a sua faceta.
Por Norma Braga – Extraído do site do ICP
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