sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Veredas Antigas


Postado por Adonias Monteiro

Romanos 8: 15

Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: aba, Pai. O mesmo espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.

Umas das coisas que eu particularmente sinto dificuldade de entender é como uma pessoa que recebeu o espírito do Senhor, reconheceu o seu amor, aceitou sua palavra, viva uma vida de temor, angustiada imaginando que seu passado esteja ligado diretamente com seu presente, onde tudo aquilo que Jesus disse dos teus pecados não me lembro mais, ela tenha que reviver tudo novamente para poder ser curada de uma ferida que ela crê que esteja para ser tratada.

O Pastor Joaquim coloca com muita propriedade um pouco do pensamento dessas pessoas em seu artigo MALDIÇÂO DE FAMÍLIAS: “Nestes dias difíceis em que a Igreja enfrenta a invasão das seitas, do ocultismo e da Nova Era, sem contar a crise de integridade, uma nova crise - de identidade -, se abate sobre o povo evangélico brasileiro.

Um dilúvio de novas teologias, fenômenos e práticas espirituais invade a comunidade evangélica, atingindo proporções tais que exigem um posicionamento definido da liderança.

O evangelho é simples, mas muitos pregadores estão ensinando outro evangelho que tem trazido divisão no corpo de Cristo - são os ensinos da Confissão Positiva, da Saúde e da Prosperidade, Espíritos Territoriais, Maldição de Família, Cura Interior e uma ênfase excessiva na Batalha Espiritual.

II - A Nova Teologia da Maldição de Família

Este ensino diz que muitos problemas que o cristão enfrenta, sem obter soluções adequadas, são devidos a uma maldição que acompanha a família pôr causa das práticas abomináveis a Deus, como a idolatria, feitiçaria ou pacto satânico, etc. Realizadas pôr algum antepassado. Portanto, é necessário descobrir dentro da árvore genealógica o antepassado que tinha o problema. Muitos sãos os textos usados para defender esta doutrina, como em: Êxodo 20:5; Levítico 26:39; Números 14:18; 23:8; Deuteronômio 30:19.

III - O significado de bênção

Seria ter um bom emprego, uma boa casa, uma saúde de ferro, um bom carro? O significado bíblico de bênção é estar em comunhão com Deus. Abençoar não é apenas dizer: “Te abençôo em nome de Jesus”- é socorrer os irmãos nas suas dificuldades. (1ª João 3:18; Tiago 2:15, 16).

IV - O significado de maldição

Dentro do ensino das maldições hereditárias, seria palavras negativas que pronunciamos contra alguém. Seria também - espíritos - que acompanham nossas famílias e objetos de nossos antepassados que temos em casa trazendo todo tipo de desgraça.

Biblicamente, poderíamos dizer que a origem de toda a maldição reside no pecado. Maldição é uma sentença que vem da desobediência a Deus (Gênesis 3:19; Romanos 5:12). Maldição é estar longe de Deus, separado do Criador (Êxodo 34:1; Deuteronômio 27 e 28; Isaías 28:7-13; 29:1-10; Jeremias 7:1-15; Malaquias 1:8-14).”

Eu vejo que muitas pessoas devam ser tratadas, ouvidas, não somente por um final de semana, mas certos casos uma vida inteira, onde o pastor ou pessoas preparadas possam fazer esse aconselhamento, nunca prometendo um bem estar físico e psíquico, pois a perfeição só encontraremos no céu, somente lá veremos a plenitude de uma vida com Deus, aqui na Terra sempre teremos dor, angustia em alguns momentos, dúvidas por que não? Mas crendo que o nosso Deus é fiel para cumprir sua palavra em nossas vidas.

Quero nesta matéria colocar um questionamento sobre um trabalho que tem sido realizado em muitas igrejas, e tenho percebido algumas tendências de movimentos inserido neste trabalho onde eu pessoalmente não concordo, e vejo que isso poderá criar uma expectativa na vida de muitas pessoas, onde no final não passará de uma propaganda enganosa. O trabalho que apresentarei é o Veredas Antigas, um trabalho apresentado pela Universidade da Família.

Conheça melhor a Universidade da Família

Objetivo
Promover o fortalecimento familiar através do ensino da Palavra de Deus.

Quem somos
A Universidade da Família (UDF) é uma organização cristã, fundada em 1992 na cidade de Pompéia-SP.

Se pensar bem, você vai perceber que as principais necessidades dos membros de sua igreja estão relacionadas com questões familiares. Atendê-las é uma missão realmente difícil, mas possível e promissora para o seu ministério.

A Universidade da Família existe para apoiá-lo nesse trabalho. Temos cursos com consistente base bíblica para as diversas áreas da vida familiar: casamento, noivado, relacionamento entre pais e filhos e finanças para todas as idades.

Nossa parceria com a igreja local tem dado certo e queremos estar ao lado da sua igreja também.

Visão
Entendemos que as principais necessidades dos membros de uma igreja estão relacionadas com questões familiares. É responsabilidade de cada igreja cuidar das famílias de sua comunidade. É nossa responsabilidade apoiar esse trabalho, oferecendo ferramentas desenvolvidas especialmente para o fortalecimento da família

Missão
Equipar a Igreja com ferramentas fundamentadas na Palavra, trabalhando pela restauração e o fortalecimento dos relacionamentos familiares, de forma que, dia após dia, aumente o número de lares comprometidos com Deus.

O que oferecemos?
Cursos com consistente base bíblica para as diversas áreas da vida familiar: casamento, noivado, relacionamento entre pais e filhos e finanças.
Os cursos oferecidos pela UDF funcionam sempre submissos ao governo da igreja, fazendo parte de suas atividades regulares. Não é permitida a formação de grupos independentes que não estejam vinculados a alguma igreja

Equipe
Temos uma equipe especializada em apoiar a família.
Mais de 40 pessoas integram as diferentes frentes de trabalho da Universidade da Família, formando uma equipe dedicada a servir às igrejas com o máximo empenho, contribuindo para a expansão do reino de Deus em nosso país.

Fonte: site da Universidade da Família

Veredas Antigas

Fonte: Site da Universidade da Família

O Curso Veredas Antigas é composto por diversos níveis:

Começa com um seminário intensivo realizado num fim de semana, seguido de um seminário avançado, também em um fim de semana.

Logo a seguir realizam-se os Grupos de Processo, que tem duração de 8 semanas. Durante esse período os participantes receberão ensinamentos esclarecedores sobre a dinâmica da alma e terão a oportunidade de ser ministrados pelo Espírito Santo em áreas doloridas do seu coração.Objetivos:
Resgatar os eternos valores da família, introduzindo em nossa sociedade a cultura da bênção, honra e aceitação. Ministrar ao coração dos participantes verdades fascinantes que trazem cura para os relacionamentos. Ajudar as pessoas a entender sua identidade em Cristo e abençoá-las para serem bem-sucedidas.

Conteúdo:

1 – Comunicação
• Reconhecendo níveis diferentes da comunicação: Tópico - Questão ou Assunto e Relacional - Sentimento e Identidade
• Honra versus Desonra
• Sentimentos gerados dentro do casamento quando a identidade é amaldiçoada
• Armadilhas preparadas pelo inimigo
• Meios pelos quais os parceiros de casamento desonram uns aos outros
• Como resolver um conflito de relacionamento

2 - A batalha pela alma
• Quem sou eu?
• A batalha pela alma
• O ser de três partes (espírito, alma e corpo)
• Por que algumas vezes eu ando na carne?
• Como vencer a carne e andar no Espírito?

3 - Propósito e plano
• Plano e propósito de Deus para o indivíduo e a família.
• Liberando a bênção
• O poder da bênção
• A bênção é o método ordenado por Deus para transferir a identidade e o destino às pessoas

4 - Identidade e Destino
• Quem te diz que caminho seguir?
• Quem é você?
• Os 7 períodos críticos: 1. Concepção 2. Gravidez 3. Nascimento 4. Infância 5. Puberdade 6. Casamento 7. Velhice

5 - Oito padrões da vida adulta
• A rejeição e a aceitação
• Corte versus Namoro
• Rompendo a Maldição e Liberando a Bênção de Deus



Reflexão Apologética

Obs.: Geralmente o curso é ministrado na igreja com pessoas convertidas.

Conceito sobre o Veredas Antigas p.13 Guia do facilitador Veredas Antigas

Veredas Antigas é criar um ambiente de aceitação, honra e abertura em cada grupo, o que facilita a cura dos estragos feitos pela maldição de identidade no passado na vida dos participantes.

OBS: Como um cristão, filho de Deus pode ter uma identidade amaldiçoada?


Compare Manual do G12 – Tópico – Como curar feridas

Item 3- Entrando em contato com lembranças dolorosas.

4- Externar lembranças dolorosas e comportamentos limitadores

5- Receber a cura das lembranças passadas.


Para a Universidade da Família a pratica de cura interior e quebra de maldição é tudo idéias preconcebidas.


p.8 Guia do facilitador Veredas Antigas

4 - Passo Esvaziar-se

Deixar de lado todas as idéias, conceitos e filosofias preconcebidas que temos a respeito de libertação, cura interior, cura da alma, quebra de maldição, batalha espiritual, psicologia etc.


p.17 Guia do facilitador Veredas Antigas

Cada um deve pedir ao Senhor que mostre as áreas nas quais eles amaldiçoaram a identidade das pessoas que amam.


p19. Guia do facilitador Veredas Antigas

Objetivos 2

Expor áreas em que haja uma falta da benção durante a infância e começar a remove-las.


Reunião de pequenos grupos p.19 - Guia do facilitador Veredas Antigas

5- Instruam a todos para que façam o mesmo que fizeram na reunião anterior, ou seja que orem individualmente pedindo ao Senhor que exponha aquelas áreas em que a alma se encontra inquieta, os lugares em que há ausência do seu amor e qualquer tipo de ausência da benção no momento da concepção


p.21 - Guia do facilitador Veredas Antigas

Áreas em potencial para a ministração

- Nascido de um relacionamento ilegítimo

- Filhos concebidos fora da união de casamento

- Aborto ou bebê rejeitado

- Trauma de nascimento

- Nome depreciativo

- Homossexualismo

-Pornografia e sensualidade

- Casamento não abençoado pelos país


Agora compare G12 – Tópico Gravidez indesejada

G12 - Rejeição no ventre

G12- Rejeição do Marido

G12 –Gravidez indesejada

G12- Rejeição de Nome Próprio

G12- Desvios Sexuais

G12- Auto-rejeição

G12- Instrução Para o Ministrador

1- Tente visualizar o encontro do espermatozóide do seu pai com o óvulo de sua mãe.

2- Veja-se no útero materno sendo formado

3- Veja-se em cada momento da gestação

4- Tente lembrar os sentimentos que recebeu: amor, ódio, rejeição, tentativa de aborto, perigo de vida por conta de doenças, inseguranças quanto ao nascimento.


Compare agora com a p.40 - Guia do facilitador Veredas Antigas

- Geral- Desonra aos pais;

- Concepção- Concepção fora do casamento;

- No útero: rejeição no ventre;

- Nascimento: Trauma no nascimento com sexo errado;

etc

Vejam o quanto é semelhante, será que vale a pena esse tipo de tratamento?

Romanos 8: 15

Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: aba, Pai. O mesmo espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.





17 comentários:

  1. O diferencial é muito grande, os tópicos que você relaciona e faz um comparativo, é absurdo, uma pessoa sem senso crítico acadêmico vai com certeza pensar que se trata da mesma coisa, enquanto em um você apenas identifica períodos criticos o outro quer te fazer lembrar de algo que nem no subconciênte se encontra, infelizmente você generaliza algo que realmente desconhece!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo. Esse curso é uma falácia, heresia e falta doutrina.

      Excluir
  2. Essa é a base do curso...

    Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. Tiago 5:16

    Se Deus permitiu que vc seja prospero ou não .. é outra coisa.. independente do que Deus assim permitir na sua vida... vc tem um Papel como Cristão ..que é ser Eclésia ..

    ResponderExcluir

  3. VOLTAR ATRÁS É TOMAR UMA DIREÇÃO CONTRARIA A INDICADA ABAIXO

    lUCAS 9:62 Jesus, porém, lhe respondeu: Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o reino de Deus.

    2 Corintios 5:1717 Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo

    Filipense 3:13,14 Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante,
    prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.

    Irmãos por favor leiam com atenção e oração Hebreus capítulos 8 a 10
    Hebreus 10:19,20 Tendo pois, irmãos, ousadia para entrarmos no santíssimo lugar, pelo sangue de Jesus,
    pelo caminho que ele nos inaugurou, caminho novo e vivo, através do véu, isto é, da sua carne.

    ResponderExcluir
  4. O que é feito no Veredas é justamente afirmar as verdades de Deus que se encontram na Biblia, esclarece-las para pessoas cristas ou não que acreditam nas mentiras implantadas por Satanas, não podemos afirmar que todos os crentes estão cientes dessas verdades, é necessario seguir lendo a Palavra de Deus, "E conhecereis a verdade e ela vos libertara"

    ResponderExcluir
  5. Prezado Adonias,
    Este modismo passou pela minha Igreja Presbiteriana Independente do Ipiragna e ainda deixou marcas.
    Fiz um documento com diversas páginas analisando o curso e demonstrando a heresia abasuda e clara.
    Não tive nenhuma resposta, fui ignorada. Depois de dois anos, após cobrar respostas, recebi acusações totalmente fora de contexto e injustas.
    Esta heresia me causou tanto mau que até hoje só me refiro à Fundação como Famlily "Afoundation" com a o "A" na frente, porque esta fundação somente vai afundar as familias e ainda cobram por seus curso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Olá Jane, fico feliz por você ter gostado da matéria e também, por você ter tido essa postura de analisar e de se fundamentar sobre o tema.

      Adonias Monteiro

      Excluir
  6. Olá Jane.

    Gostaria de obter mais informações sobre sua análise. Seria possível? Vejo com receio a forma como algumas práticas surgem atualmente focando mais em um modelo que especificamente em um conteúdo. Grato se puder compartilhar alguma informação

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Oi Jane
    Recebi convite para receber este trabalho em nossa igreja.
    Como não gosto de levar o rebanho por "aventuras", coloquei a resposta em standby enquanto tento ser bereano.
    Ficaria feliz se pudesse me enviar o que você citou acima
    PAGINAS ANALISANDO O CURSO
    Um abraço,
    ISAAC

    ResponderExcluir
  10. Oi Jane, estão querendo dar est curso em minha igreja, seria possível conseguir esta sua análise?
    Desde já obrigado.
    um Abraço,
    Jorge.

    ResponderExcluir
  11. Queridos,
    Fiquei tão chateada com esse curso que demorei em voltar a ler sobre o assunto, mas hoje uma pessoa me pediu os arquivos e resolvi procurar os blogs.
    Se ainda quiserem ler sobre o assunto mande uma mensagem no messenger.
    Jane Fogaça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jane, gostaria de ver o material sim, se possível. Meu e-mail é alexmarcel1986@gmail.com. Agradeço se puder enviar algum material ou link.

      Excluir
  12. Boa tarde, estou estudando sobre esse assunto pois na minha igreja estamos implantando porém vc me deixou com algumas dúvidas sobre o seminário... Se puder me envia o material q vc tem para ter maiores esclarecimento... Meu email é lilianesalvianopinto@yahoo.com.br
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir