quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Estariam as Testemunhas de Jeová aptas para nos ensinar a Bíblia?



Pastor Natanael Rinaldi

1. Caminhando pelo canal 4, em Santos, quando regressava de um trabalho de distribuição de folhetos de porta em porta, bati os olhos numa revista que fora deixada à beira do referido canal. Curioso, peguei a revista. Tratava-se da revista DESPERTAI!” publicada pela Sociedade Torre de Vigia. Na primeira página aparecia uma Bíblia aberta com a seguinte pergunta: A BÍBLIA Qual É A SUA MENSAGEM? Passei ler algumas páginas e logo, na página 3, outras perguntas: “POR QUE EXAMINAR A BIBLIA”? VOCÊ CONHECE A BÍBLIA? Essa obra sem igual é, de longe, o livro de maior circulação da História. Pessoas de todas as culturas reconhecem que sua mensagem é fonte de consolo e esperança e que seus conselhos são práticos para a vida diária. No entanto, muitos hoje sabem pouco a respeito da Bíblia. Seja você religioso ou não, talvez queira saber mais sobre ela.”.

PR. NATANAEL: Estariam as Testemunhas de Jeová (tejotas) aptas para nos ensinar mais sobre a Bíblia?

Pessoalmente respondo que não. Na verdade, qualquer pessoa que se ilude com esse convite para saber mais sobre a Bíblia com elas, não vai conhecer mesmo a Bíblia. Há um manual de estudos que indica apenas referências bíblicas no rodapé e a pessoa, que supostamente pensa estar estudando a Bíblia, está, na verdade, estudando as estranhas doutrinas delas e apenas buscando as referências que pensam estar apoiando tais ensinos. . E escrevem, “a Bíblia não pode ser devidamente entendida sem se ter presente a organização visível de Jeová.”(A SENTINELA de 1º. de julho de 1968, p. 327). Entretanto, confessam: “Ocasionalmente as explicações dadas pela organização visível de Jeová tem indicado ajustes que aparentemente voltam a pontos de vista anteriores.” (A SENTINELA – 1º. de agosto de 1982 - 27). Isso não demonstra insegurança? Não seria como navegar em zique zague sem segurança de se chegar aonde se pretende?

2. Naturalmente, o irmão deve ter pesquisado a revista em tela. Encontrou algum ensino que julga estar sem apoio bíblico?

Sim. Fora outros ensinos que julgamos sem apoio bíblico nas demais páginas da revista DESPERTAI! encontramos, na página 3, a seguinte declaração que julgamos estar sem apoio bíblico.

“Para entender a Bíblia, porém, algo mais é necessário. As Escrituras têm um tema geral: a vindicação do direito de Deus governar a humanidade por meio de seu Reino celestial.”

3. Afinal, qual o propósito principal que trouxe Jesus veio ao mundo: vindicar o direito de Deus governar a humanidade por meio do seu reino celestial ou veio para salvar a humanidade pela sua morte na cruz?

Deixemos que a Bíblia responda. Escreveu o apóstolo Paulo: (I Timóteo 1:15) – “Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. (I Timóteo 1:16) - Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna.”.

Contrariando esse ensino claro da Bíblia sobre o propósito principal da vinda de Jesus ao mundo para salvar o homem do pecado e da condenação do pecado, as tejotas persistem no mesmo erro dizendo:

“O próprio destino de Jesus de ser o Messias ou Cristo prova que o seu propósito principal ou primário de vir à terra não foi para resgatar e salvar o gênero humano. Tal ‘salvação’ de criaturas humanas, ainda que importante aos homens que buscam a vida eterna, é apenas secundário no propósito elevado de Deus. É o propósito de Jeová estabelecer um govêrno justo, um govêrno Teocrático, sobre os ombros de seu Filho fiel e por meio desse govêrno vindicar o seu nome perante tôdas as criaturas viventes do universo.”(“A Verdade Vos Tornará Livres”, p. 254, STV).

4. Indicaram as tejotas algum ano específico no qual Jesus tivesse estabelecido o seu reino no ceu?

Sim. Escreveram o seguinte: “Quando o reino de Deus começou em 1914, o Diabo ficou muito irado. – A matéria para leitura, publicada pelas Testemunhas, era diferente de todas as outras religiões. Por quê? Porque as Testemunhas diziam que o ano de 1914 seria de importância mundial. ... Dentre todas as pessoas, apenas as Testemunhas apontavam para 1914 como o ano em que o reino de Deus seria plenamente estabelecido no céu.”(Do Paraíso Perdido ao Paraíso Recuperado, p. 170-174, STV)

5. E tal declaração que o reino de Deus foi estabelecido no ceu em 1914 encontra apoio na Bíblia?

É só abrir o livro de Apocalipse 3.21 para verificarmos que a entronização de Cristo no céu ocorreu logo após a sua ascensão e não em 1914. “Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.” Diz o texto claramente que Jesus assumiu o seu reino logo após sua ascensão e não em 1914. Paulo confirma o tempo quando Jesus assentou-se no trono celestial: “Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus. Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro. E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja.” (Ef 1.20-22). Pior do que isso, é que até 1943 as tejotas ensinavam que Jesus havia sido entronizado no ceu em 1874. Leiamos o que escreveram: “É verdade que o redator e editor da Torre de Vigia de Sião e Araújo da Presença de Cristo calculou que a “presença” ou parusia do Noivo celestial tivesse começado no ao 1874 E. C.”. (Aproximou-se o Reino de Deus de Mil Anos, p.206) E então publicam essas revistas pensando que ninguém conhece sua história: “as nações verão o cumprimento daquilo que estas testemunhas dizem segundo são orientadas desde o ceu.” (A SENTINELA – 1 de outubro de 1972, p. 584). Na verdade Jesus hoje reina no coração dos que o recebem como Salvador e Senhor e são salvos conforme o seu propósito de ter vindo a terra buscar e salvar o que se havia perdido: (João 5:24) – “Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.”

Um comentário:

  1. Irmõzinho, ao ler seu post deparei com assuntos extranhos. Mas o mais extranho, além de muitas de suas afirmações sem nexo, é a citação que fez da revista a Sentinela:

    “a Bíblia não pode ser devidamente entendida sem se ter presente a organização visível de Jeová.”(A SENTINELA de 1º. de julho de 1968, p. 327).

    Essa citação, caro irmão, não vi nem na revista que indicou nem em nenhuma dos vários exemplares de todos os anos desde 1968 até os nossos dias.

    Irmão, quando citares alguém, favor mostrar a citação, ou seja: traga uma foto da revista onde encontra-se a citação. Assim estará ajudando aos leitores e não os incentivando a serem, também, odiadores do povo de Deus.

    Wandrey

    ResponderExcluir